Colaborações nº 9: Oficina apresenta o uso estratégico da IA Generativa com a Prompteca do TRF6
Em 14.10.2025
No dia 30 de setembro, o Iluminas – Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 6ª Região realizou Oficina Aberta nº 9 da Série Colaborações, com o tema “Como aprimorar o uso da IAg com a Prompteca do TRF6 – Turma 1º Grau”.
O encontro reuniu magistrados e servidores em um debate prático sobre o uso seguro e eficiente da Inteligência Artificial Generativa (IAg) no contexto judicial e explorou o potencial da Prompteca, ferramenta criada para apoiar a elaboração de prompts e otimizar interações com a IA.
A oficina foi conduzida pelos juízes Leonardo Araújo de Miranda Fernandes (2ª Vara Federal de Governador Valadares) e Walisson Gonçalves Cunha (3ª Vara Federal de Montes Claros) garantindo que a oficina transitasse entre teoria, prática e experiências reais de uso da IAG no âmbito judicial.
Durante a oficina, foram apresentados conceitos essenciais da IAg — como tokenização, vetorização e janela de contexto — e exemplos de como a tecnologia pode automatizar tarefas como a elaboração de minutas, relatórios e resumos processuais.
Também foram discutidos riscos e limitações, como alucinações e vieses, além das diretrizes da Resolução CNJ nº 615/2025, que define parâmetros de segurança, proteção de dados e níveis de risco no uso da IA no Poder Judiciário .
Prompteca: a importância do bom prompt
A oficina destacou que a eficácia das ferramentas de IA depende diretamente da qualidade do prompt. Foram apresentadas boas práticas de elaboração — como definir persona, tarefa, contexto e formato — e exemplos de aplicação prática da Prompteca em atividades como redação jurídica, triagem de processos e pesquisa jurisprudencial .
Inovação com responsabilidade
Encerrando o encontro, os participantes refletiram sobre o futuro da tecnologia e o papel dos chamados superagentes, reforçando que a supervisão humana continuará sendo indispensável mesmo com a evolução da IA.
Confira o vídeo da oficina aqui
