Iluminas

Projeto Frota Verde

O projeto Frota Verde, desenvolvido no âmbito da Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ ) referente ao ano de 2024, tem como objetivo principal automatizar a coleta de dados de consumo de combustíveis no Poder Judiciário, promovendo maior confiabilidade, transparência e sustentabilidade na gestão da frota de veículos. A iniciativa surgiu da necessidade de corrigir inconsistências nos dados atualmente coletados de forma manual e descentralizada, o que compromete a qualidade das informações prestadas ao CNJ por meio do sistema PLS-Jud. 

A proposta foi construída de forma colaborativa entre três instituições do Judiciário Federal, que participaram ativamente da concepção e execução do projeto:

 

Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6)  

  • Áreas envolvidas: Transporte, Planejamento Estratégico, Modernização 
  • Laboratório de Inovação: IluMinas

 

Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) 

  • Áreas envolvidas: Transporte, Coordenadoria de Gestão Negocial de Sistemas (Cogen) 
  • Laboratório de Inovação: Laboratório de Inovação do TRF1 
 

Seção Judiciária da Bahia (SJBA) 

  • Áreas envolvidas: Transporte, Sustentabilidade, Modernização, Nucge 
  • Laboratório de Inovação: Laboratório de Inovação da SJBA 
 

O projeto utilizou a metodologia de Design Thinking, com oficinas realizadas nos dias 21 e 22 de março de 2024, nas quais foram identificados os principais problemas enfrentados, como a falta de integração entre sistemas, relatórios inadequados, ausência de automatização e divergências de preços de combustíveis. A partir disso, foram propostas soluções como a integração de sistemas via API, padronização de relatórios, incentivo ao uso de etanol e exigências técnicas para futuras contratações. 

A ferramenta desenvolvida foi construída com o uso do Microsoft Power BI, sem custos adicionais, aproveitando licenças já existentes. Cada tribunal desenvolveu seu próprio painel de BI, permitindo o acompanhamento detalhado do consumo de combustíveis, custos, quilometragem e demais indicadores relevantes. 

O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente os ODS 12 (consumo e produção responsáveis) e ODS 13 (ação contra a mudança global do clima), e traz benefícios como aumento da eficiência administrativa, redução de custos, maior transparência e fortalecimento da governança ambiental no Judiciário. 

Foi criado um painel de BI de controle de abastecimento de veículos que pode ser acessado  aqui.

Fotos da oficina: