Coordenador do Iluminas recebe Prêmio Liderança Exponencial 2025
Em 27.11.2025
TRF6 é destaque na Premiação do Judiciário Exponencial
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) obteve reconhecimento nacional na 6ª edição do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial 2025, realizada em 24 de novembro, no Dúnia City Hall, em Brasília (DF). O evento premia anualmente iniciativas, gestores e instituições que se destacam pela implementação de soluções inovadoras no sistema de Justiça.
Nesta edição, o TRF6 foi finalista em quatro categorias: Liderança Exponencial – Tribunais Federais, Escolas Judiciais, Executivo de Inovação – Tribunais Federais, Projetos de Inovação Social.
O Desembargador Pedro Felipe Santos foi o vencedor da categoria Liderança Exponencial – Tribunais Federais. Ele concorreu com desembargadores e juízes federais de todo o país que se destacaram na condução de iniciativas inovadoras, no incentivo à transformação digital e na promoção de uma cultura institucional voltada à colaboração e eficiência do Poder Judiciário.
A comissão organizadora do Prêmio ressaltou a atuação do Desembargador Pedro Felipe Santos à frente do Laboratório de Inovação do TRF-6 desde 2024, no âmbito do qual ele desenvolveu projetos que integram tecnologia e propósito público, com ênfase no Programa TES – Tecnologias Éticas e Sustentáveis. A comissão organizadora destacou, ainda, a capacidade de liderança e de entrega de resultados do magistrado, que transcende a preocupação com o aprimoramento tecnológico e dedica-se ao fortalecimento da cultura organizacional do Tribunal.
Categoria Escolas Judiciais
A Escola de Magistratura do TRF6 foi finalista na categoria Escolas Judiciais com o projeto “TRF6 em Debate”, iniciativa que busca promover diálogos qualificados entre magistrados, servidores e representantes da comunidade jurídica. O projeto amplia o debate sobre temas atuais da Justiça Federal e estimula a disseminação de conhecimento, fortalecendo o papel formativo da escola. O certificado foi recebido pelo Desembargador Federal Grégore Moura, Diretor da Escola.
Categoria Projetos de Inovação Social
O projeto JEFs Virtuais – Juizados Especiais Federais Virtuais, desenvolvido pela Subseção Judiciária de Teófilo Otoni (MG), recebeu Menção Honrosa na categoria Projetos – Inovação Social. O projeto criado há cinco anos tem o objetivo de ampliar o acesso à Justiça em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), especialmente nos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, oferecendo atendimento jurisdicional a municípios sem vara federal instalada. As unidades funcionam integralmente em ambiente virtual, utilizando estruturas cedidas pelas prefeituras, sem gerar custos adicionais ao Tribunal ou demandar alocação de servidores locais. Até o momento o projeto já foi responsável por permitir atendimento de mais de 50.000 pessoas, concessão de quase 35.000 benefícios assistenciais e previdenciários, além do pagamento de R$ 500.000.000,00 (meio bilhão de reais), através de RPV e benefícios implantados pelo INSS. O Juiz Federal Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa esteve presente na cerimônia e recebeu a premiação.
Categoria Executivo de Inovação – Tribunais Federais
O servidor José Fernando Barros e Silva foi finalista na categoria Executivo de Inovação – Tribunais Federais, em reconhecimento às ações desenvolvidas para modernizar processos internos e consolidar a cultura de inovação em diversas unidades do TRF6.
Prêmio Inovação Judiciário Exponencial
O Prêmio Inovação Judiciário Exponencial é uma das principais iniciativas nacionais voltadas ao reconhecimento de lideranças, projetos e instituições que promovem a transformação digital, a modernização administrativa e a inovação no sistema de Justiça. A premiação estimula a adoção de práticas orientadas por dados, o uso responsável de tecnologia e a disseminação de métodos que aprimoram a tomada de decisão e ampliam o acesso à Justiça em todo o país.